terça-feira, 29 de novembro de 2011

João Gilberto e Stan Getz

Álbum que traz o jazz do saxofonista americano Stan Gertz, junto a  "Bossa Natural" de João Gilberto, Bebel Gilberto e Tom Jobim. Composiões de Tom Jobim, com Vinícus de Morais, Ary Barroso, Dorival Caimmy entre outros. O LP teve uma vendagem invejável no mundo todo, que divulgou a bossa nova ao mundo e a colocou no seu patamar devido na música mundial. 
Nos créditos aparece o nome do baixista Tommy Williams, mas Ruy Castro em seu livro sobre a bossa-nova Chega de Saudade faz a correção creditando o contrabaixo para Tião Neto, como é comprovado pela foto da sessão de gravação, com Milton Banana segurando as baquetas completando o time.



Da esquerda para direita: Tião Neto, Tom Jobim, Stan Getz, João Gilberto e Milton Banana.

A história contada por Ruy Castro mostra que apesar das gravações terem durado apenas dois dias (18 e 19 de março de 1963), existiram dificuldades de relacionamento entre João e Stan, onde uma dada hora João pede para o Tom falar pro Stan “Tom, diga a esse gringo que ele é um burro”, onde Tom polidamente traduz “Stan, o João está dizendo que o sonho dele sempre foi gravar com você” e ele responde, desconfiado “Funny... pelo tom de voz, não parece que é isto que ele está dizendo”. Stan Getz teimava em tocar seu sax num volume incompatível com a levada cool, e na mixagem João acusou-o de ter aumentado ainda mais o volume do seu sax para ele sobressair. De qualquer forma, o resultado é fantástico, o disco é mais uma obra-prima da discografia mundial.



Getz/Gilberto feat. Antonio Carlos Jobim (1964)
The girl from Ipanema (Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Norman Gimbel)
Doralice (Dorival Caymmi e Antônio Almeida)
Para machucar meu coração (Ary Barroso)
Desafinado (Tom Jobim e Newton Mendonça)
Corcovado (Tom Jobim e Gene Lees)
Só danço samba (Tom Jobim e Vinícius de Moraes)
O grande amor (Tom Jobim e Vinícius de Moraes) 
Vivo sonhando (Tom Jobim)


Belchior

O "sumido" Belchior, é um dos compositores brasileiros que eu mais admiro. Convivo com suas músicas desde que nasci através do meu pai e ao longo do tempo consegui perceber o quão a frente do seu tempo era Belchior. Vai aí meu álbum favorito "Alucinação" de 1976, este foi o segundo lançado pelo cearense de Sobral, que coloca nas letras a visão dos jovens de esquerda daquela época, pessimísta porém realista e pragmatico. O álbum conta músicas famosas do compositor como A Palo Seco, Velha Roupa Colorida, Alucinação, Como Nossos Pais, Fotografia 3x4, Apenas Um Rapaz Latino Americano... Baixa aê!


Alucinação (1976)
Apenas um rapaz latino americano
Velha roupa colorida
Como nossos pais
Sujeito de sorte
Como o diabo gosta
Alucinação
Não leve flores
A palo seco
Fotografia 3x4
Antes do fim